A fisioterapia pélvica é aquela que foca no fortalecimento do assoalho pélvico, um grupo de músculos que sustentam os órgãos da região mais baixa do abdômen.
A partir dela, é possível prevenir, controlar ou tratar enfermidades ligadas ao sistema urinário, reprodutor ou digestivo.
Desse modo, reduzem-se os sintomas e aumenta-se o bem-estar de forma geral, assim como a qualidade de vida.
Continue lendo para saber mais sobre a fisioterapia pélvica e entenda quais são os seus benefícios e indicações.
A fisioterapia pélvica é uma técnica que envolve exercícios e treinamentos de contração e relaxamento dos músculos do assoalho pélvico.
Assim, essa região, que está diretamente ligada com o sistema reprodutor, urinário e digestivo, fica mais forte, auxiliando na prevenção ou na recuperação de alguma doença.
Muitas vezes, esses exercícios podem ser vistos como um tabu, já que envolvem os músculos da área íntima, mas isso precisa ser quebrado.
Tanto homens quanto mulheres podem se beneficiar dessa técnica, reduzindo sintomas incômodos, melhorando sua sexualidade e prevenindo doenças comuns na terceira idade, como a incontinência urinária.
Assim como a fisioterapia, essa técnica focada no assoalho pélvico não conta com apenas uma indicação.
Mas, basicamente, ela é recomendada para pacientes com:
Além disso, gestantes também se beneficiam da fisioterapia pélvica, tanto na preparação do parto quanto na recuperação após o nascimento do bebê.
Veja quais são os principais benefícios da fisioterapia pélvica.
Essa técnica auxilia na prevenção de diversos problemas que reduzem consideravelmente a qualidade de vida.
Um exemplo são as disfunções sexuais, já citadas anteriormente. Por meio de exercícios de contrair e relaxar os músculos da área íntima, é possível evitar esses problemas e ainda melhorar a função sexual.
Além disso, a fisioterapia pélvica ainda auxilia na prevenção da:
Como já falado, os exercícios de fortalecimento também podem auxiliar na preparação do parto natural, tornando mais rápido e menos doloroso para as mulheres.
A fisioterapia pélvica também é utilizada no tratamento de enfermidades, reduzindo os incômodos e as chances da doença evoluir e trazer problemas mais sérios para a saúde.
No caso da endometriose, por exemplo, há a movimentação de toda a musculatura, o que diminui as dores e o inchaço abdominal de forma considerável.
Já nos problemas urinários e fecais já diagnosticados, é possível controlar a incontinência, evitando constrangimento e limitações de atividades por causa dessas doenças.
E o melhor é que esse tratamento pode ser realizado juntamente com outros, como o uso de medicamentos ou a colocação de marcapasso neural, por exemplo.
Outro benefício da fisioterapia pélvica está na redução do tempo de recuperação da mulher após o parto, focando em evitar complicações.
Vale ressaltar que os exercícios recomendados variam de acordo com a idade e a condição do paciente, por isso sempre devem ser realizados com um especialista na área.
A CLIAP conta com um time especializado em fisioterapia pélvica que foca em transformar vidas com respeito e carinho.
Aplicamos práticas modernas e integrativas considerando as limitações e necessidades de cada indivíduo.
Entre em contato conosco para saber mais e agende uma sessão conosco para ter mais qualidade de vida.
Atendemos através dos planos Unimed, Amil, Caixa Saúde, Cassi, GEAP, Marinha (FUSMA), Humana Saúde, Petrobrás, Exército (FUSEx) e Fachesf.